Sardinha

Sardinha

As sardinhas ou manjuas são peixes da família Clupeidae, aparentados com os arenques. Geralmente de pequenas dimensões (10–15 cm de comprimento), caracterizam-se por possuírem apenas uma barbatana dorsal sem espinhos, ausência de espinhos na barbatana anal, caudal bifurcada e boca sem dentes e de maxila curta, com as escamas ventrais em forma de escudo.

São peixes pelágicos que formam, frequentemente, grandes cardumes e que alimentam importantes pescarias. Apresentam, distribuído em seu sistema sanguíneo, um importante lipídio: o ômega-3, que se julga ser um “protetor” do coração. As sardinhas alimentam-se de plâncton.

Além de ser um alimento saudável e barato, a sardinha é muito versátil. As receitas com o pescado geralmente são práticas e fáceis de fazer, como, por exemplo, a sardinha assada e as saladas variadas com o peixe. Outra deliciosa receita de sardinha é a torta salgada, que você pode reinventar com diversos ingredientes à sua escolha.

A sardinha também é um alimento que marca presença na comida japonesa: sashimis e sushis com esse peixe são ótimas pedidas. Existem também as receitas com sardinha em lata, que são ainda mais práticas e podem resultar em pratos deliciosos, como o clássico patê de sardinha.

A Sardinha é vendida na Pescados Keli Mozer:

  • Inteira
  • Em Filé
  • Limpa