Tainha

Tainha

A tainha é um peixe que integra uma família conhecida como mugilídeo. Este animal aquático está disseminado por todo o Planeta; a maioria pode ser inserida no gênero Mugil, mas outros gêneros também se enquadram nesta categoria. Ele pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces.

 Este peixe se destaca nos estuários brasileiros, partes de um rio que estão próximas de sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada. Largamente utilizado na gastronomia humana desde a época dos imperadores romanos, comum na cozinha do Mediterrâneo, ele é um animal muito visado pelos pescadores. Além do mais, é incrivelmente esportivo, devido a sua intensa velocidade e sua proximidade da porção superior das águas, por essa razão é considerado o maior da espécie nas disputas de pesca apeada marítima, também realizada, em alguns pontos, na água doce.

A Tainha divide paladares: alguns amam e outros odeiam. O sabor pronunciado da carne escura – que fica ainda mais intenso e marcante se preparado de forma inadequada – faz com que muitos passem ao largo de sua safra. Mas quem gosta não dispensa, de jeito nenhum, uma bela tainha escalada ou frita em postas, com destaque ainda para as ovas – o caviar da nossa terra.

A Tainha é vendida na Pescados Keli Mozer:

  • Tainha com ovas
  • Ova de Tainha
  • Tainha Inteira
  • Tainha Recheada