Lagostim

Lagostim

Lagostim é o nome vulgar das espécies menores de crustáceos da subordem Astacidea (à qual também pertencem alguns dos maiores crustáceos, como o lavagante). Também se usa este nome para os camarões de grandes dimensões.

Assim como os demais artrópodes (animais de patas articuladas), os lagostins sofrem diversas ecdises (troca de carapaça) para crescer. A carapaça original é descartada quando a quantidade de hormônio de crescimento desses artrópodes atinge certo grau, e somente depois do descarte é que a nova carapaça cresce. Durante o período da troca, até que a nova carapaça fique rígida, o lagostim passa uma maior quantidade de tempo escondido, para proteção, já que a sua proteção natural, a carapaça, ainda não está totalmente formada.

Muito semelhante a um camarão, o Lagostim com o auxílio de seus cromatóforos (pequenas células armazenadoras de tinta), é capaz de mudar de cor em função das condições ambientais, podendo tornar-se esverdeado ou marrom. Rara são as vezes que passam dos 10 cm, sem contar com as antenas.